quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A bibliotecária Batgirl


Uma das maiores curiosidades difundidas no meio biblioteconômico é a informação que a Batgirl é bibliotecária. Sempre que se conta para alguém que não sabe, rola uma cara de espanto.
O nascimento desse personagem se deu com o sucesso da série de TV do Batman nos anos 60, já que foi lá que surgiu a idéia da criação de um personagem feminino no universo do homem-morcego.
Nascia assim a Batgirl, que foi bem recebida pelo público e rapidamente foi incorporada aos quadrinhos.
Em janeiro de 1967 foi publicado a primeira história da Batgirl, que era o lado heróico de Barbara Gordon, bibliotecária e filha do Comissário Gordon.
No decorrer rocambolesco que a DC Comics fez na cronologia da história do Batman, a Batgirl foi baleada por Coringa na revista "A Piada Mortal", de 1988, e perdeu o movimento das pernas. Incapaz de abandonar a luta contra o crime, ela se tornou especialista em sistemas de informação, informática e tornou-se um Oráculo, auxiliando todos os heróis e vigilantes fornecendo informações via internet.
Numa invencionice doida, uma outra personagem assume o papel de Batgirl, mas sem a força de Barbara Gordon, que é muito querida pelos leitores e ficou com o nome associado para sempre ao da Batgirl.

Para saber mais, dê uma olhada neste site e também nesse outro site

2 comentários:

  1. ahá!!!!!! que legal!!!! quero ser super-heroina da informação tb!!!! Abraço, Alexandre, parabéns pelo blog! :b
    Ana
    twitter.com/anabibliosouza

    ResponderExcluir
  2. Olha, que legal!
    Já sei qual vai ser minha fantasia, quando houver uma festa a fantasia! Hehehehe

    (só que vou mandar fazer um GG =P)

    ResponderExcluir